Comissões



Academic Committee


ANA EMILIA SIEGLOCH
UNIPLAC

ANDRÉ ANDRIAN PADIAL
UFPR

ANDRÉ MEGALI AMADO
UFJF/UFRN
ANDRÉ MEGALI AMADO
Formado na UFRJ (Doutorado em Ecologia), sou docente da UFRN desde 2008 e estou na UFJF desde 2016. Atuo na área de Ecologia de Microorganismos Aquáticos, Ciclagem de Nutrientes, EstequiometriaEcológica e Decomposição da matéria orgânica. Atuo há um ano como editor associado do periódico Acta Limnológica Brasiliensia e como Vice-Coordenador dp PPG Ecologia da UFJF. Publiquei pouco mais de 30 artigos científicos durante a minha trajetória acadêmica e sou bolsista de produtividade 2 do CNPq.


BRUNO FIGUEIREDO
UFSC

CLAUDIA COSTA BONECKER
NUPÉLIA - UEM
CLAUDIA COSTA BONECKER
Doutora emCiências Ambientais/UEM. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais e Biologia Comparada/UEM. Tem experiência na área de Ecologia de comunidades, com ênfase em biodiversidade e ecologia de zooplâncton. Foi coordenadora acadêmica do DINTER UFPI-UEM/CAPES/2012 a 2016. Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2000. Atualmente é Coordenadora do Projeto PELD PIAP/CNPq.


EDUARDO CARGNIN
IFSC

EDUARDO LOBO ALCAYAGA
UNISC

ENEIDA ESKINAZI SANT‘ANNA
UFOP

FABIANA SCHNECK
FURG

HUGO SARMENTO
UFSCAR

HUMBERTO MAROTTA
UFF

JONI STOLBERG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

JOSÉ FRANCISCO GONÇALVES JUNIOR
UNB
JOSÉ FRANCISCO GONÇALVES JUNIOR
Possui graduação em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor Associado no Departamento de Ecologia-IB da Universidade de Brasília. Atua como membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia, do PPG-Ciências Ambientais-CIAMB ambos na UnB e do PPG-Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais-BURN formando um total de 5 estudantes de doutorado, 10 estudantes de mestrado e inúmeros estudantes de graduação. Atualmente coordena o grupo de pesquisa do CNPq AquaRiparia. Tem experiência na área de Ecologia de ecossistemas, com ênfase em Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Decomposição de detritos vegetais em ecossistemas aquáticos, Dinâmica de matéria orgânica vegetal em zona ripária, Macroinvertebrados bentônicos, Bioindicadores, Avaliação de Impactos Ambientais. Seus estudos tem sido desenvolvidos nos seguintes Biomas brasileiros: Amazônia, Floresta Atlântica, Savana Brasileira/Cerrado e Caatinga.


JOSÉ LUIZ DE ATTAYDE
UFRN

LUCIANA GOMES BARBOSA
SOCIEDADE INTERNACIONAL DE LIMNOLOGIA
LUCIANA GOMES BARBOSA
Dra. Luciana Gomes Barbosa é Doutora em Ecologia e professor associado de Ecologia e Ecologia Aquática na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Ela é a fundadora e presidente da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD). Seu principal interesse de pesquisa concentra-se nos efeitos da seca e em múltiplos estressores, como a salinidade e eutrofização, na resiliência dos ecossistemas de terras secas e comunidades aquáticas. Assim, o principal interesse se sobrepõe aos principais objetivos do INLD, na busca de padrões e principais fatores que orientam a estrutura das comunidades biológicas nos ecossistemas de água doce em regiões semiáridas e áridas.


LUCILIA MARIA PARRON
EMBRAPA FLORESTAS

LUIZ UBIRATAN HEPP
URI

MARCELO DA SILVA MORETTI
UNIVERSIDADE VILA VELHA

MARCIA DIVINA DE OLIVEIRA
EMBRAPA PANTANAL

MARIA ROSÉLIA MARQUES LOPES
UFAC

MARINA SATIKA SUZUKI
UENF

NATHAN OLIVEIRA BARROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
NATHAN OLIVEIRA BARROS
Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em ecologia pela UFJF e doutorado em Ecologia pela UFRJ. Foi bolsista de pós-doutorado na Radboud University Nijmegen, na Holanda, e atualmente é professor do departamento de Biologia e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia aquática, atuando principalmente no tema produção e emissão de GHG em ecossistemas aquáticos.


PAULINA MAIA BARBOSA
UFMG

RACHEL BARDY PRADO
EMBRAPA SOLOS

REINALDO L. BOZELLI
UFRJ

RENATA EL-HAGE MEYER DE BARROS OSÓRIO
IFSC

RICARDO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO
EMBRAPA MEIO AMBIENTE

RONALDO ALMEIDA
UNIR

RONALDO BORGES BARTHEM
UFPA
RONALDO BORGES BARTHEM
Possui graduação em Bacharelado Em Biologia Marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1977), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(1981) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas(1990). Atualmente é PESQUISADOR TITULAR da Museu Paraense Emílio Goeldi. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Dinamica de Populacao, Migracao, Amazonia, Baia de Marajo, Brachyplatystoma Vaillantii e Limnologia.


THIAGO CESAR LIMA FERREIRA
UFSC

THOMAZ AURÉLIO PAGIORO
UFTPR

VIVIAN DE MELLO CIONEK
UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

YARA MORETTO
UFPR






MAURÍCIO MELLO PETRUCIO
UFSC
MAURÍCIO MELLO PETRUCIO
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharel em Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ecologia e Zoologia, Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina. Nesta Instituição, ocupou cargos de Coordenador de Pós Graduação, de Chefe de Departamento e de Pró-Reitor Adjunto, além de ter participado e coordenado projetos de extensão. Na pesquisa, possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Limnologia/ Águas Continentais, atuando principalmente nos seguintes temas: Funcionamento, Conservação e Gestão de Recursos Hídricos, Ecologia de Águas Continentais, Ciclagem de Nutrientes (com ênfase no ciclo do carbono) e Fluxo de Energia.


ALEXANDRE MATTHIENSEN
EMBRAPA SUÍNOS E AVES
ALEXANDRE MATTHIENSEN
Oceanólogo, Mestre em Oceanografia Biológica pela FURG e PhD em Ciências Biológicas pela University of Dundee, UK, com revalidação na área de Ecologia pela UFRGS. Trabalha na área de recursos hídricos, microbiologia aquática, ecologia, com ênfase em toxicologia ambiental e qualidade de água. É Pesquisador nível A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).


DÉBORA MONTEIRO BRENTANO
IFSC
DÉBORA MONTEIRO BRENTANO
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, onde coordena o Laboratório de Ecotoxicologia. Tem experiência na área de Ecologia - Limnologia, explorando as relações ecológicas das cianobactérias e a produção de cianotoxinas nos recursos hídricos. Atua na área da Ecotoxicologia em atividades que envolvam testes de toxicidade aguda e crônica para avaliação, monitoramento ambiental e fiscalização. Utilizando ferramentas de Microbiologia Aplicada, desenvolve análises e estudos para determinação de potabilidade, balneabilidade e enquadramento legal dos recursos hídricos. Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, desenvolve pesquisa de qualidade da água em Unidades de Conservação.


NEI KAVAGUICHI LEITE
UFSC
NEI KAVAGUICHI LEITE
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - vinculado ao Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas e co-responsável pelo Laboratório de Ecologia de Águas Continentais (www.limnos.ufsc.br) . Atua nas áreas de Biogeoquímica Aquática, Ecohidrologia e Limnologia.


ALEX PIRES DE OLIVEIRA NUNER
UFSC
ALEX PIRES DE OLIVEIRA NUNER
Alex Pires de Oliveira Nuñer formou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), e concluiu Mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Desde 1999 é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias, onde é Professor Titular. Atua na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com estudos ligados ao Manejo e à Conservação de Peixes de Água Doce e ao Desenvolvimento de Tecnologia de Cultivo de Espécies Nativas de Peixes de Água Doce.


AUREA LUIZA LEMES DA SILVA
UFSC
AUREA LUIZA LEMES DA SILVA
Bióloga (UEMS), mestre (UFSC) e doutora em Ecologia (UnB), vinculada ao laboratório de Ecologia Águas Continentais desde 2008 e ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC desde 2016.desenvolve pesquisas relacionadas á Limnologia, ênfase em interações físico-biológicas nos Ecossistemas aquáticos, atuando em Ecologia e identificação dos invertebrados aquáticos. Recentemente, vem pesquisando como mudanças na paisagem interferem na estrutura da comunidade aquática com consequência nos processos ecossistêmicos em riachos. Desenvolve pesquisas em colaboração com pesquisadores internacionais e apresenta domínio da linguagem de programação em R incluindo analises estatísticas e gráficos em geral. Aprecia uma boa cerveja, um bom vinho, boa companhia e yoga.


MICHELLE DAS NEVES LOPES
UFSC
MICHELLE DAS NEVES LOPES
Biol. Msc. doutoranda em Ecologia- PPGECO –Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Atua no projeto “ Influência da urbanização na ciclagem de nutrientes e comunidade de peixes de riachos subtropicais” (Laboratório de Ecologia de Águas Continentais- LIMNOS-UFSC).


LORENA PINHEIRO SILVA
UFSC
LORENA PINHEIRO SILVA
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e especialização em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Estado do Rio de Janeiro – IFRJ. Atualmente é doutoranda em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – PPGECO/UFSC, onde desenvolve sua pesquisa na área de biodiversidade e funcionamento de ecossistemas.


JONATAS ALVES
UFSC
JONATAS ALVES
Biólogo, graduado no curso de Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UNOESC- Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestre em Oceanografia Biológica pela FURG - Universidade Federal de Rio Grande. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, onde desenvolve projeto abordando aspectos estruturais e funcionais das comunidades fitoplanctônicas e de peixes em reservatórios, projeto este vinculado ao Núcleo Temático de Meio Ambiente – NTMA da Embrapa Suínos e Aves, Concórdia-SC. É professor e pesquisador do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade do Contestado – UnC campus Concórdia – SC, onde atua nas áreas de Ecologia de ecossistemas aquáticos continentais, ecologia do fitoplâncton e peixes de água doce, gestão e conservação de recursos hídricos, avaliação da qualidade da água, entre outras.


LUCAS FONTANA
UFSC
LUCAS FONTANA
Licenciado em Ciências Biológicas (2015) e Mestre em Ecologia (2018) pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Ecologia de Riachos, desenvolvendo pesquisas relacionadas a dinâmica de matéria orgânica, decomposição de detritos vegetais e comunidade de invertebrados aquáticos, com ênfase em invertebrados fragmentadores. Também desenvolve pesquisas sobre a influência da presença de espécies exóticas vegetais na vegetação ripária de riachos.


FELIPPE LUIZ DALPIAZ
UFSC
FELIPPE LUIZ DALPIAZ
Felippe é Engenheiro Ambiental, formado na Universidade do Vale do Itajái (UNIVALI) no ano de 2016 e trabalha com processos de licenciamento ambiental de empreendimentos com engenheiros químicos, civil, de minas, florestal, biólogos, geólogos, arquitetos e demais profissionais. Prestando também serviços auxiliares administrativos relacionados ao meio ambiente, articulação com fundações ambientais de municípios, estaduais (IMA e IAP) e órgãos adjacentes (DNPM, IPHAN, ANA, SDS, MPSC). Desenvolve atividades práticas de redução de impactos ambientais para os empreendimentos, produção de relatórios, laudos técnicos, participação de projetos de recuperação ambiental, restauração, medidas mitigadoras, medidas preventivas, compensatórias, inspeções e etc. Como menstrando do programa de Pós Graduação em Ecologia (POSECO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem vivências com Limnologia, onde participa de coleta de parâmetros físicos, químicos e biológicos mensais na Lagoa do Peri, sul da Ilha de Florianópolis para o monitoramento mensal de qualidade de água compondo uma série temporal com mais de dez (10) anos de dados a qual está ligado ao Laboratório de Ecologia de Águas Continentais (LIMNOS). Realiza análises químicas em laboratório das amostras para obtenção de parâmetros de nutrientes totais e dissolvidos associados à nitrogênio e fósforo. Com estes dados pesquisa a influência de fatores ambientais e bióticos na comunidade de bactérias fitoplânctônicas em especial cianobactérias, trabalhando com modelagem de concentrações desses organismos através da medição de clorofila-a.


JÉSSICA ANDRIOTTI
UFSC
JÉSSICA ANDRIOTTI
Graduanda no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Desde 2015 está vinculada ao Laboratório de Ecologia de Águas Continentais no Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina atuando como aluna de iniciação científica e desenvolvendo pesquisas relacionadas à Limnologia, monitoramento da qualidade da água, identificação da comunidade de invertebrados aquáticos em riachos e lagoas, estrutura de comunidade de invertebrados aquáticos, decomposição d e detritos vegetais, dinâmicas de redes tróficas, qualidade da água e avaliação de impactos ambientais. Atualmente é bolsista de iniciação científica CNPq.


HELEN ALVES DE ASSIS
UFSC
HELEN ALVES DE ASSIS
Mestranda no PPG-Ecologia UFSC, atua dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) onde aborda duas linhas de pesquisa: Limnologia e Etnoecologia. Formada em Ciências Biológicas Bacharelado pela FURG, realizou graduação sanduíche na Macquarie University-Sydney e durante esses anos participou como membro ativa na produção e manutenção da coleção científica de aves da FURG e também se envolveu em projetos de conservação, agroecologia e permacultura. Atualmente, além das áreas do mestrado, tem interesse em explorar os campos da Educação Ambiental.





Santa Catarina Island

A place full of charms and hospitable people






Complete hotel infrastructure

Do not worry with your accommodation, let us take care of that for you!

Accommodation

Event Venue

"Centro de Convenções CentroSul"

Totally air-conditioned and with a postcard view, it is strategically located downtown, near the bus terminal, airport and a wide hotel network composed by more than 18.000 beds. The place offers 16.560 square meters of built area, divided into two floors, with modular rooms to accommodate comfortably up to 3.500 people seated and two exhibit halls for up to 13.000 people.

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290


Promoted by



Realization



Exhibitors and Sponsors



Support



Executive Secretary


Management and Marketing