Prêmio Harald Sioli


A Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e comissão organizadora do
XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e do II Congresso Ibero-Americano de Limnologia convidam os jovens limnólogos (estudantes de graduação e pós-graduação) a concorrer ao PRÊMIO HARALD SIOLI. Este prêmio tem sido concedido a cada CBL com o intuito de estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica em Ecologia Aquática no Brasil. O nome do prêmio é uma homenagem ao Professor Dr. Harald Felix Ludwig Sioli, antigo diretor do departamento de Ecologia Tropical do Instituto Max-Planck de Limnologia, em Plön Alemanha, que dedicou 50 anos de sua vida a limnologia da Amazônia, e foi responsável pela formação de muitos limnólogos no Brasil.

Para concorrer ao prêmio o aluno de graduação ou Pós-graduação deverá submeter seu artigo original, ainda não publicado e com caráter inovador em Limnologia para a comissão julgadora. O Artigo deverá ser resultante de pesquisa de iniciação científica, dissertação ou tese, e poderá ser submetido em inglês ou português. A avaliação será realizada previamente ao XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e do 2º Congresso Ibero-Americano de Limnologia, porém a divulgação do resultado ocorrerá na cerimônia de encerramento do evento. A comissão julgadora será composta por pesquisadores convidados pela comissão organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e do 2º Congresso Ibero-Americano de Limnologia, não vinculados a organização do congresso. O artigo deverá ser submetido através do email trabalhos@limnos2019.com.br até o dia 15/07/2019.

 

Regulamento PRÊMIO HARALD SIOLI

Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) concederá o prêmio Harald Sioli com o objetivo de estimular a formação de recursos humanos e a pesquisa científica em limnologia;
O prêmio será atribuído ao melhor trabalho de pesquisa realizado por estudantes de graduação (iniciação científica) ou pós-graduação (mestrado e doutorado); os trabalhos serão submetidos à comissão julgadora do “Prêmio Harald Sioli” no formato de um artigo para publicação;
O orientador do trabalho premiado também será homenageado. A natureza ou valor do prêmio a ser outorgado será definido pela comissão organizadora do CBL 2019.


Inscrição ao “Prêmio Harald Sioli”

A inscrição será efetuada respeitando o prazo limite determinado pela comissão organizadora e o trabalho concorrente ao prêmio deve ter o resumo correspondente inscrito e aprovado pela comissão organizadora do  XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e do 2º Congresso Ibero-Americano de Limnologia e, obrigatoriamente, ser apresentado conforme a sua inscrição e a programação do evento;

O artigo deve ser inédito, ou seja, ainda não publicado, podendo, porém, estar submetido a um periódico científico;
O estudante concorrente deverá estar regularmente matriculado no curso de graduação ou pós-graduação ao qual o trabalho encontra-se vinculado, ou tê-lo concluído após o ultimo CBL, ou seja, nos últimos 2 (dois) anos.
É vedada a inscrição de PROFISSIONAIS do ensino, de empresas públicas ou privadas ao “Prêmio Harald Sioli”, ainda que o trabalho seja fruto de sua pesquisa ao nível de iniciação científica, mestrado ou doutorado.

A inscrição ao “Prêmio Harald Sioli” será feita mediante o envio do Artigo concorrente, bem como uma carta do orientador do aluno atestando i) sua anuência à inscrição do aluno ao prêmio e ii) que o candidato seja estudante regular ou que tenha concluído o curso após a realização do último CBL, ou seja, nos últimos 2 (dois) anos;

O estudante concorrente (graduação ou pós - graduação) deverá ser o primeiro autor do trabalho inscrito e cada estudante poderá concorrer com apenas um trabalho ao “Prêmio Harald Sioli”; o orientador, entretanto, poderá ser co-autor de mais de um trabalho inscrito.
O formato do artigo inscrito deve atender as instruções para autores do periódico Acta Limnologica Brasiliensia (http://www.ablimno.org.br/publiActa.php), o qual é editado pela Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno). Recomenda-se que o artigo seja escrito preferencialmente em inglês, mas textos em português também serão aceitos. Se a língua estrangeira for à opção dos autores, recomenda-se que o artigo seja revisado cuidadosamente visando garantir sua clareza textual.
O envio do artigo para concorrer ao Prêmio não implica na obrigatoriedade de submissão do mesmo para o periódico Acta Limnologica Brasiliensia, assim como não implica no seu aceite pelo periódico.


Da Comissão Julgadora (CJ)

A CJ será composta por um coordenador, convidado pela comissão organizadora do XVII CBL além de, no mínimo, 3 (três) outros membros, também convidados pelo coordenador, dependendo do número de artigos inscritos e a critério do coordenador; os membros serão convidados após o término do período de inscrições ao prêmio.

  •  Orientadores, co-orientadores ou co-autores de trabalhos concorrentes ao prêmio não poderão fazer parte da comissão julgadora.
  • Caso o coordenador da comissão julgadora venha a ter algum aluno (orientando ou co-orientando) inscrito como concorrente ao prêmio, ouvenha a ser co-autor de algum artigo inscrito, ele não poderá atuar como avaliador dos artigos concorrentes; neste caso, o coordenador da comissão julgadora atuará apenas na organização e condução do processo de julgamento e premiação, omitindo - se das decisões sobre a escolha do trabalhovencedor.Todos os membros da comissão julgadora deverão ser pesquisadores atuantes na área de limnologia.
  • A comissão julgadora receberá os trabalhos concorrentes e os avaliará de acordo com os critérios abaixo relacionados, atribuindo peso 5(cinco) para o primeiro item (A), e peso 1 (um) para todos os demais (B, C, D, E e F).

A) originalidade, caráter inovador, e relevância para o avanço da limnologia;
B) aplicação de metodologia adequada para o objetivo proposto;
C) clareza na apresentação dos resultados;
D) adequação da discussão e conclusões aos resultados obtidos;
E) utilização de referências relevantes à discussão dos resultados;
F) clareza e objetividade na redação.


Disposições Gerais

O não cumprimento das normas supracitadas poderá acarretar na rejeição da inscrição do artigo ao “Prêmio Harald Sioli”;

  • A omissão de informação acurada, por exemplo, sobre a condição estudantil do aluno concorrente, ou outro item, poderá ser penalizada com a suspensão da concessão do prêmio e o impedimento da inscrição do aluno e do orientador em 2 (dois) CBL seguintes.
  • Os casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora, cujas decisões serão irrecorríveis. Envie seu artigo para o e-mail trabalhos@limnos2019.com.br, com o assunto “Prêmio Harald Sioli”.


Informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail secretaria@limnos2019.com.br
Estamos aguardando seu Artigo!!
Atenciosamente,
Comissão Organizadora!


Ilha de Santa Catarina

Um local repleto de encantos e povo hospitaleiro






Infraestrutura hoteleira completa

Não se preocupe com sua hospedagem, deixe que cuidaremos disso pra você!

Hospedagem

Local do Evento

Centro de Convenções CentroSul

Totalmente climatizado e com vista de cartão postal, está localizado estrategicamente no centro da cidade, próximo do terminal rodoviário, aeroporto e da ampla rede hoteleira composta por mais de 18 mil leitos. Disponibiliza atualmente 16.560 m² de área construída, divididos em dois pavimentos, com salas modulares para acomodar até 3.500 pessoas confortavelmente sentadas e dois salões de exposição para até 13.000 pessoas.

Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-290


Promoção



Realização



Expositores e Patrocinadores



Apoio



Secretaria Executiva


Gerenciamento e Comercialização